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Como diagnosticar a causa de muitos problemas na Empresa? Como saber, embasados em fatos, os detalhes do que resolver primeiro? As escalas de maturidade da gestão e da governança - com o uso de ferramentas específicas e proprietárias - são fundamentais para se estabelecer o ponto de partida e poder desenhar a Jornada da Empresa rumo à longevidade, na fase de Planejamento a seguir.
O que mais voce deveria saber >
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Partindo de um Diagnóstico preciso, abordando os graus de maturidade da gestão e da governança da empresa atual, é possível desenhar um caminho otimizado rumo ao destino: a Jornada da Empresa.
Com uma rota bem traçada e seu planejamento, as empresas enfrentam crises, superam obstáculos, aproveitam melhor as oportunidades e se dirigem, firmemente, ao estado futuro desejado.
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Governança: Diagnóstico voltado à perenidade
Estamos aqui para auxiliar na JORNADA, e isto inclui saber onde está, definir para onde quer ir, e quais mapas usar.
Dentro de um mesmo mapa, há muitos caminhos!! Identificar vantagens e desvantagens não te ajudariam a otimizar seu caminho? Uma saída não é algo para sempre, uma rota tem limites. As vezes precisamos descer de uma linha e pegar outra.
Aspectos de um Diagnóstico
Fazer Usando
Colher dados Instrumentos
Aplicar análise Ferramentas
Tirar conclusões Métodos
A principal questão abordada no livro "A corda", na forma de storytelling, é:
A empresa quebra ou sobrevive e cresce?
(Gestão: Diagnóstico e consciência situacional)
Se isso for revelado, talvez tire um pouco do suspense, e diminua a motivação que faz as pessoas lerem até o final, e assim ir conhecendo mais do processo de turnaround.
O livro conta como uma empresa de sucesso, boa reputação e bons produtos, se enveredou por uma crise que pode agora destruí-la. Funcionários e executivos interagem com consultores e empresas externas, na trama que envolve sócios, engenheiros, recepcionistas, contadores, o presidente.
Os personagens, as empresas e seus mercados vão sendo apresentados enquanto a vida da empresa corre perigo. Aos poucos, são introduzidos ou explicados conhecimentos técnicos, métodos de outros autores, escolas ou empresas, e quando isto acontecer, referência para leitura estará no diálogo, na narrativa ou em notas de rodapé. Tudo o mais é de criação e propriedade intelectual do Rittner (autor), como, por exemplo, os “10P’s” utilizado durante o episódio “Diagnóstico”. E responder também a:
Que mais, alem de um perfeito diagnóstico sobre a gestão da empresa, sua situação atual de desempenho, debilidades e fortalezas, ameaças e oportunidades, é essencial no planejamento de uma jornada?
A intenção dos sócios. Os desejos da família. As inter-relações entre a sociedade e as famílias. As interferências das famílias na gestão da sociedade. Os relacionamentos e seus desdobramentos. As estratégias de investimentos dos sócios, quais são os planos de saída, se houverem. A falta de planejamento. As regras explicitas na entrada de novos sócios, e as que ficaram implícitas. Esses temas relativos à Governança devem ser abordados em uma outra vertente do: Diagnóstico empresarial. Ë possível se analisar outras cinco dimensões que tem impacto direto na perenidade da Empresa De Familia.
Modelos e Ferramentas distintas e especificas para Gestão e Governança
Diante de um conjunto de sintomas, a pessoa nao acostumada a lidar com todos eles ao mesmo tempo vai ter dificuldade de colher detalhes e fazer as perguntas certas que agregam valor e levam a respostas. Se faz necessario separar e categorizar os sintomas para se chegar às causas-raízes dos problemas. Que podem ser variados como os desta lista:
perda de liderança;
troca de gerentes e executivos-chave;
perda de talentos;
aumento na rotatividade da mão de obra;
falta de estratégia;
estratégia dissociada da missão/visão;
estratégia sem sistematização no planejamento;
baixa motivação dos colaboradores;
clima de desânimo;
“fofocas” e “burburinhos” na relação entre os familiares e gestores;
descrença na liderança;
falta ou excesso de monitoramento sobre o gestor;
inconstância e inconsistência de quando e como medir seu sucesso
lançamentos de produtos que não levam a nada;
falta de investimentos em tecnologia;
falta de investimentos em recursos humanos;
manutenção inadequada do parque fabril;
perda de competitividade em custos;
dificuldade de fixar um preço de mercado que venda e que remunere;
perda de clientes;
atrasos nos pagamentos de fornecedores;
pressão para prorrogação de prazos;
redução nos prazos concedidos por parte de fornecedores tradicionais;
afrouxamento em créditos a clientes;
perda de qualidade nos produtos;
falhas na assistência técnica e no pós-venda;
aumento de ações contra a empresa nos órgãos de defesa do consumidor;
problemas recorrentes com processos e sistemas internos;
estoques sem controle e sem alinhamento com a contabilidade;
paralisia analítica e ofuscamento da razão na tomada de decisões;
perda do senso de urgência;
ausência de uma descrição clara dos papéis de cada familiar e sócio;
aumento dos litígios;
falta de soluções para contingências.